Com crescimento de participantes superior a 50% agro vira sinônimo de consórcio

Crescimento de agronegócios_Blog Sinqia

Expectativa de safra recorde para 2019 exigirá ocupação de áreas produtivas maiores e sinaliza com a necessidade de mais máquinas para plantio e colheita cuja aquisição por meio de consórcio é vista como melhor alternativa.

“Agro é pop. Agro é tech. Agro é tudo.” Repetido com insistência em comerciais de televisão a campanha institucional que ressalta a importância do agronegócio para diversos setores da vida do país poderia também acrescentar mais um item: “Agro é Consórcio.”

De acordo com levantamento realizado pela assessoria econômica da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC), preparado a partir de dados fornecidos pelas administradoras associadas que atuam no setor de máquinas e implementos agrícolas,  houve um crescimento de 53% no total de participantes entre março de 2015 e maio de 2019, correspondendo a uma elevação de 69,5 mil para 106,3 mil consorciados.

Em documento enviando à imprensa, os autores do estudo creditam este desempenho a algumas características que fazem o modelo de consórcio se encaixar perfeitamente nas necessidades dos empreendedores agrícolas.

Segundo eles, a estratégia de planejamento a médio e longo prazos, prática básica do setor, tem levado o produtor rural e as empresas do segmento a priorizarem tecnologia embarcada com mecanismos de autofinanciamento como o consórcio. O objetivo continua sendo reduzir custos finais capazes de agregar lucratividade e obter resultados competitivos ao participar dos mercados externo ou interno.

Outra vantagem do consórcio é a liberdade de escolha frente às ferramentas de estímulo oferecidas pelos órgãos oficiais. Os analistas afirmam, por exemplo, que o Plano Safra 2019-2020 garantiu validade para os recursos oferecidos somente até dezembro. Enquanto isso, no sistema de consórcio existe a possibilidade de adesão a grupos ainda em fase de constituição ou em andamento com prazos variados de duração e acesso às mais diversas grandezas de créditos, principalmente por se tratar de autofinanciamento.

As oportunidades viabilizam permanentemente a perspectiva de participação e, de forma simples e acessível aos orçamentos, adequam-se às metas do produtor. A taxa mensal dos consórcios é de 0,110% ou 1,2% ao ano representando custos bastante inferiores aos estabelecidos no Plano Safra.

O presidente executivo da ABAC, Paulo Roberto Rossi, afirma na nota enviada à imprensa que a safra recorde para 2019, divulgada pelas autoridades do setor, gera boas expectativas para o sistema de consórcios no agronegócio. Segundo ele, a estimativa de ocupação de áreas produtivas maiores sinaliza a necessidade de mais máquinas e implementos para plantio e colheita. “O consórcio pode ser o diferencial direto e ainda impulsionador do crescimento da economia, justificado por suas principais características como baixos custos, prazos longos e, principalmente, diversidade nas formas de pagamento", explica.

Tendo em seu portfólio soluções que integram todos os processos operacionais que garantem a longevidade e o crescimento das administradoras de consórcio, a Sinqia e seus profissionais estão preparados para alinhar operações estratégicas que viabilizem a aproximação entre empresas de consórcio e clientes do agronegócio. Se agro é consórcio e você representa uma administradora de consórcio, então você também precisa ser agro.

Entre em contato e vamos plantar juntos a lucratividade do futuro!

Otávio Barros