Desempenho dos fundos previdenciários começa a ser divulgado pela Susep

Sinqia-Desempenho-dos-fundos-previdenciários-começa-a-ser-divulgado-pela-Susep.png

Iniciativa do órgão tem como objetivo auxiliar a decisão do consumidor por meio do aumento da transparência e do incentivo à concorrência entre as seguradoras e outras entidades que atuam no segmento.

Ainda sob a tensão de fortes debates a reforma da previdência continua avançando no Congresso Nacional, o que muitos avaliam como uma oportunidade de ampliação de negócios para as empresas que atuam no setor. A argumentação é que os descontentes com as definições dos parlamentares e do governo irão recorrer aos produtos oferecidos pela iniciativa privada como forma de compensar os eventuais prejuízos do novo projeto.

Mas as seguradoras e outras corporações do segmento precisarão se esforçar um pouco mais se quiserem levar vantagem na disputa por um espaço maior a partir do mês de julho. É que a Superintendência de Seguros Privados (Susep) emitiu um comunicado no dia 1° informando que a partir daquela data passaria a divulgar uma listagem com o desempenho dos fundos de investimento previdenciários.

No texto, o órgão informa que a medida tem o objetivo de tornar o processo de decisão do consumidor (participante) mais eficiente, com práticas transparentes e competitivas.

Serão apresentadas no mesmo ambiente a classificação de cada fundo por seguradora ou entidade, considerando a performance ajustada ao risco. A metodologia adotada foi debatida com a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) e com a Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (FenaPrevi).

Dessa forma, o consumidor terá mais transparência na avaliação final, considerando não apenas a rentabilidade do fundo, mas também as bases técnicas, como taxa de juros e tábua biométrica, utilizadas na composição do produto. Com a iniciativa, a Susep espera ampliar a concorrência no mercado e, consequentemente, reduzir taxas e custos.

Os resultados seguem a classificação da Anbima e estão segregados por períodos de observação de 12, 18 ou 24 meses. A listagem com o desempenho dos fundos terá divulgação quadrimestral.

A relação divulgada pela Susep não caracteriza sugestão de investimento e a autarquia não se responsabiliza por qualquer operação (portabilidade ou troca de produto) realizada com base nas informações. Os dados são de livre interpretação do participante, conforme critérios e objetivos individuais, tendo em vista suas metas de aposentadoria e investimento. Apenas os fundos que recebem recursos diretamente dos participantes (‘primeira camada’) e que possuem no mínimo quatro meses de histórico na data-base de análise foram listados.

Na prática a ferramenta da Susep deve funcionar como um buscador das melhores ofertas e aparecer nas primeiras posições vai exigir das empresas que suas operações estejam cada vez mais ajustadas e engrenadas para conseguir colocar na prateleira produtos com o melhor custo benefício.

Na busca por este objetivo a Sinqia se coloca como importante parceira estratégica já que dispõe de amplo portfólio de soluções e serviços inteligentes que proporcionam gestão e controle das carteiras de investimento, além de uma solução completa para auto-gestão de saúde.

Entre em contato e vamos em busca dos primeiros lugares no ranking de desempenho da Susep. Ou você acha que o consumidor vai preferir investir seu dinheiro com quem estiver lá para trás?

Otávio Barros